Normas para submissão

INFORMAÇÕES GERAIS

O Encontro Nacional de Gestão, Políticas e Tecnologias de Informação - ENGI 2015 terá como tema principal a "Inteligência Coletiva e as Fronteiras do Conhecimento". Com objetivo de provocar discussões a partir da temática principal, o evento receberá trabalhos nos seguintes Eixos Temáticos: Gestão & Políticas de Informação e Tecnologias de Informação Aplicadas. As modalidades de apresentação de trabalhos serão: Comunicação Científica e Relatos de Experiência.

EIXOS TEMÁTICOS

Gestão & Políticas de Informação
Tecnologias da Informação Aplicadas

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

As normas de apresentação para os trabalhos submetidos às Comissão Científica do Encontro Nacional de Gestão Políticas e Tecnologias de Informação - ENGI 2015 devem seguir rigorosamente às orientações a seguir.

Corpo do trabalho

Texto com fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1,5, alinhamento justificado, espaçamento 6 pt antes e depois dos títulos de seção. As margens devem seguir às orientações superior e inferior 3cm, esquerda e direita 2,5 cm. As figuras, quadros e tabelas devem estar centralizadas e mencionadas nos locais do texto em que ocorrerem. Os títulos e fontes de figuras, quadros e tabelas devem aparecer logo abaixo de cada um deles. Os trabalhos na modalidade Comunicação Científica deverão ser submetidos com 15 laudas, incluindo figuras, quadros, tabelas e as Referências. Os trabalhos na modalidade Relatos de Experiência deverão ser submetidos com 7 laudas, incluindo figuras, quadros, tabelas e as Referências.

Modelo de Comunicação Científica

Título: Centralizado. Utilizar letra maiúscula. No máximo 15 palavras. Utilizar negrito. Fonte Arial 12. Espaçamento simples.

Subtítulo: Separado do título por 2 pontos (:). Utilizar letra maiúscula. Máximo 15 palavras. Sem negrito. Fonte Arial 12. Espaçamento simples.

Eixo Temático: O termo "Eixo Temático" deve aparecer precedido de 2 pontos (:). Após os 2 pontos deve ser indicado o eixo temático no qual o trabalho está sendo inscrito. Gestão & Políticas de Informação ou Tecnologias de Informação Aplicadas.

Modalidade: O termo "Modalidade" deve aparecer precedido de 2 pontos (:). Após os 2 pontos deve ser indicado a modalidade no qual o trabalho está sendo inscrito. Neste caso Comunicação Científica.

Autor: Nome do autor na ordem direta (nome seguido do sobrenome). Instituição a qual o autor é afiliado. E-mail para contato.

Resumo: Descrição das características do trabalho (objetivo, metodologia/abordagem, resultados, impactos). Máximo 300 caracteres.

Palavras-Chave: De três a cinco termos que representem o conteúdo do trabalho.

Introdução: Deve apresentar o assunto ou tema e discutir brevemente um panorama sobre eles. Na introdução o assunto ou tema deve ser delimitado e o objetivo do trabalho explicitamente declarado. As hipóteses ou justificativas são explicadas nesta seção do texto. A fundamentação teórica e a inserção do problema no âmbito do campo de conhecimento deverá ser desenvolvido aqui também.

Método de Pesquisa: Nesta seção são apresentados os procedimentos metodológicos utilizados para a realização do trabalho. O delineamento da pesquisa, participantes, instrumentos, abordagens, técnicas e percursos envolvidos.

Resultados e Discussões: Devem ser escritos de forma clara, objetiva, lógica e precisa. Nessa seção poderão ser inseridas tabelas, gráficos e figuras. Aqui os dados são interpretados, comparados e analisados à luz da literatura científica do referido campo de pesquisa. Enfatizar os resultados a partir da explicitação do diálogo entre os fatos observados os autores consultados. Os resultados e discussão devem ser apresentados na mesma seção.

Considerações Finais: É a última seção do trabalho e deve complementar as definições feitas nos objetivos do trabalho. Caso o objetivo não tenha sido alcançado explicar as razões. Nesta seção também são apresentadas sugestões para novos estudos da mesma natureza.

Referências: As referências utilizadas e/ou citadas deverão aparecer listadas ao final do trabalho e seguir, obrigatoriamente, as normas da ABNT.

Modelo de Relato de Experiência

Título: Centralizado. Utilizar letra maiúscula. No máximo 15 palavras. Utilizar negrito. Fonte Arial 12. Espaçamento simples.

Subtítulo: Separado do título por 2 pontos (:). Utilizar letra maiúscula. Máximo 15 palavras. Sem negrito. Fonte Arial 12. Espaçamento simples.

Eixo Temático: O termo "Eixo Temático" deve aparecer precedido de 2 pontos (:). Após os 2 pontos deve ser indicado o eixo temático no qual o trabalho está sendo inscrito. Gestão & Políticas de Informação ou Tecnologias de Informação Aplicadas.

Modalidade: O termo "Modalidade" deve aparecer precedido de 2 pontos (:). Após os 2 pontos deve ser indicado a modalidade no qual o trabalho está sendo inscrito. Neste caso Relato de Experiência.

Autor: nome do autor na ordem direta (nome seguido do sobrenome). Instituição a qual os autores são afiliados. E-mail para contato.

Resumo: Resumo com a descrição das características do trabalho (objetivo, metodologia/abordagem, resultados, impactos). Máximo 300 caracteres.

Palavras-Chave: De três a cinco termos que representam o conteúdo do trabalho.

Introdução: Deve apresentar o assunto e sua relevância para a área na qual está inserida.

Relato de Experiência: relatar a experiência apresentando itens como o local, período da ocorrência, detalhamento da experiência.

Considerações Finais: Concluir a ideia e apontar sugestões para realização de novas experiências.

Referências: As referências utilizadas e/ou citadas deverão aparecer listadas ao final do trabalho e seguir, obrigatoriamente, as normas da ABNT.

Realização

Apoio